logo_email (2).jpg

O que é a fibra ótica?

 

A fibra ótica é uma fibra flexível, transparente, plástica, um pouco mais espessa do que um cabelo humano, transmitindo luz entre suas duas extremidades.

 

 

Vários pontos de luz podem ser conectados a um único iluminador, o que contribui para um sistema flexível e eficiente de energia. O cabo de fibra transporta apenas luz, sem calor ou energia elétrica.


 

A iluminação de fibra ótica refere-se à utilização de fibra ótica e sua capacidade de transmitir luz em aplicações decorativas, utilizando o princípio da reflexão interna total, transmitindo luz em toda a extensão do fio. Esse fio é constituído por várias camadas internas, incluindo o núcleo, o qual transmite as ondas de luz, e seu revestimento em torno dele.

 

 

 O revestimento do fio é feito de um material que tem um índice de refração inferior ao do núcleo, fazendo com que a passagem de luz parta do núcleo para fora através do revestimento, sendo visível na outra extremidade. Isto significa que a fibra ótica pode ser dobrada nos cantos ou em forma de espiral, mesmo assim emitindo luz na extremidade da fibra.

 

 

A iluminação com fibra ótica proporciona diversas opções para projetos de iluminação inovadores para uso doméstico e empresarial, tanto internos como externos. No entanto, você precisa usar equipamentos de qualidade para os melhores resultados.

 

 

Em residências, a iluminação de fibra ótica pode criar efeitos ricos e variados em cozinhas e banheiros, e pode transformar seu quarto ou sala de estar em seu planetário pessoal.

 

 

Em ambientes comerciais, as fibras óticas oferecem potencial criativo sem limites para criar espaços deslumbrantes em negócios hotéis, spas, lojas e galerias . As possibilidades são infinitas, tudo que você precisa é de um iluminador e cabos de fibra ótica de qualidade.

 

 

Este tipo de iluminação deve ser cuidadosamente planejado, portanto lembre-se que a iluminação com fibra ótica precisa estar integrada a um estágio inicial de construção ou projeto. Consulte nossos especialistas para ajudá-lo a obter o sistema ideal para suas necessidades.

 

 

Utilizando-se apenas um projetor de luz pode-se iluminar uma casa, escritório, loja, ou qualquer projeto de iluminação completo, proporcionando economia de energia e contribuindo com o meio ambiente, pois a fibra ótica não queima, evitando a produção de lixo tóxico e gases existentes nas lâmpadas convencionais.

 

 

As fibras óticas podem ser:


- END LIGHT: utilizada para iluminação pontual - a luz é conduzida de uma extremidade á outra, criando efeitos estrelados em tetos, piscinas, pisos, paredes, painéis luminosos e projetos especiais como maquetes, quadros, lustres, etc...


- SIDE LIGHT: utilizada para iluminação de contorno - a fibra ascende por inteira com luz lateral, iluminando bordas de piscinas, espelhos d’água, lagos, banheiras, lustres, spas, saunas, hidromassagens, degraus, balizamentos de jardim e de segurança.


Diâmetros: 0,5mm – 0,75mm - 1,00mm - 3,00mm - 5,00mm- 8,00mm e 12,00mm.

 

 

A fibra ótica é um produto importado e possui inúmeras vantagens em relação á iluminação convencional:


- Altamente decorativa, apresentando diversas formas de movimento e mudanças de até oito cores diferentes.


- Os cabos de fibra ótica conduzem luz a pontos distantes sem perder a intensidade.


- Não transmite energia elétrica, sendo ideal para aplicações em ambientes com água.


- Não transmite calor, podendo ser aplicada em ambientes pequenos ou mesmo diretamente sobre os produtos- vitrines, maquetes, etc..


- Pode ser utilizada em piscinas, banheiras, painéis luminosos, peças decorativas, forros e pisos, fachadas, vitrines, projetos especiais e efeitos especiais.

 

 

 

Com a Luminoustec você sonha e nós iluminamos os seus sonhos!